alineolliari, dicas, Healthy, melancia, saúde, suco, verão

Melancia: A fruta do verão!

16 de January de 2014
12313melancia

             A melancia pertence à mesma família da abóbora e do melão. Além de muito saborosa, a melancia trás muitos benefícios para a saúde! É uma fruta ideal para o verão! Super refrescante e hidratante por conter cerca de 90% de água.

Também é rica em  vitaminas do complexo Be sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Pesquisas têm mostrado que a melancia contém altas concentrações de licopeno, um pigmento carotenóide que tem efeitos antioxidantes capazes de reduzir o risco de câncer e outras doenças
            Além do licopeno, essa maravilhosa fruta é rica em glutationa. Um poderoso antioxidante que exerce um papel protetor contra os radicais livres. Sendo assim, é considerada uma fruta rejuvenescedora.  
A fruta contém citrulina, um nutriente que leva a um efeito vasodilatador. Essa substância é convertida em arginina, que é precursora na formação do óxido nítrico no interior dos vasos sanguíneos. O óxido nítrico, por sua vez, é quem leva à vasodilatação e ao relaxamento vascular. O mesmo caminho bioquímico elege a fruta como eficaz no combate aos problemas cardiovasculares, à medida que ela aumenta o fluxo sangüíneo.
A citrulina concentra-se principalmente na casca (parte branca) e nas sementes da melancia, então não adianta consumir só a polpa. Consuma a fruta integralmente, (dica importante essa, viu?).
            Cuidado na hora de escolher a fruta: Para escolher uma fruta de boa qualidade procure uma que tenha uma casca firme, brilhosa e sem manchas escuras. As manchas claras não são sinais de um produto de má qualidade. Para saber se está boa por dentro, bata com dois dedos dobrados na casca. Se o som for oco, a melancia está boa. As melhores melancias são as que têm polpa bem vermelha e bastante suco. Após abri-la lembre-se de que ela deve ser conservada na geladeira, envolvida em pvc, para evitar que absorva o odor de outros alimentos.
Suco Funcional de Melancia
- 1/2 fatia de melancia (Corte a parte verde com cuidado, para aproveitar a parte branca, retire as sementes);
- 1 pêra;
- 1/2 copo de água de coco natural;
- gengibre ralado;
- pedras de gelo;
Bata os ingredientes no liquidificador e coe. Sirva gelado.
Dica: As sementes você pode secar e tostar no forno, consumindo como um aperitivo. 
 
 

Acho que você também vai gostar...

No Comments

Leave a Reply